O sistema composto pelo Pavilhão Auricular, o Canal Auditivo, os ossículos Bigorna, Martelo e Estribo, a Tuba Auditiva, os Canais Semi-circulares e a Cóclea, é denominado de Sistema Auditivo Periférico e sua função é detectar os sons e transformá-los em sinais que o cérebro possa interpretar.
A partir do Nervo Auditivo até o Córtex Cerebral, temos o Sistema Auditivo Central, onde ocorrem as principais habilidades auditivas:
- detecção do som
- localização e lateralização da fonte sonora
- discriminação
- reconhecimento
- atenção seletiva e sustentada
- compreensão (memória, sequencialização)
Um simples distúrbio nessas habilidades, denominado Distúrbio de Processamento Auditivo (Central)-DPA(C), pode comprometer a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
Tais habilidades podem ser divididas da seguinte maneira:
- atenção: habilidades relacionadas à forma foca sua atenção à fala e aos sons ambientais, e seleciona um estímulo que considera mais importante ignorando outros.
- discriminação: capacidade de diferenciar determinadas características distintas entre os sons da fala,tais como nasalidade, sonoridade, tonicidade, etc.
- associação: capacidade de relacionar omestímulom recebido com aquelas já armazenados na memória de acordo com as regras de nossa língua.
- integração: interpretar as informações auditivas relacionando-as com as informações das outras vias sensoriais.
- organização: capacidade de sequencializar, organizar e evocar estímulos auditivos
Baseado no livro "Disturbio do Processamento Auditivo" das Fgas Regina Céli Schettini,Tereza Cristina de Mendonça e Zenilda Lúcia D.Moraes Almeida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário