17 - Os professores sabem separar disciplina e emoção? Evitam gritar ou repreender em excesso as crianças para não desenvolver nelas a necessidade de atenção por meio de comportamento negativos?
18 - Há algum tipo de indicativo do desempenho e desenvolvimento das crianças com gráficos ou tabelas afixados nas paredes da sala de aula?
19 - Os professores indicam maneiras alternativas de as crianças lidarem com conflitos e dificuldades, como estratégias de auto-avaliação?
20 - Os alunos são recompensados quando apresentam bom desempenho? Há algum tipo de pontuação ou de privilégio para os que se destacam? Se não há, sugira que seja criado algum sistema desse tipo.
21 - Existe algum tipo de relatório ou sistema de comunicação freqüente com o professor que lhe permita saber qual é o desempenho de seu filho na escola e em quais aspectos ele mais se destaca? Se existir, consulte-o freqüentemente e converse com a criança de maneira positiva sobre o assunto.
22 - Qual sua opinião sobre a educação em geral? Considera-a importante? Concorda com o sistema adotado pela escola? Há algo que o desagrade com relação aos professores? Costuma criticá-los na presença de seu filho?
( Fonte: Livro Crianças Índigo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário