O eminente psicólogo Erik Erikson acreditava que as atitudes das crianças sobre si mesmas e sobre o mundo à sua volta dependiam amplamente de como são tratadas pêlos adultos enquanto crescem. Abaixo , apresentamos um resumo do que Erikson considerava necessário para as crianças, em suas famílias, em cada estágio do desenvolvimento.
CONFIANÇA BÁSICA ( do nascimento até 1 ano): Os bebês obtêm um senso de confiança básica quando as interações com adultos são agradáveis e prazerosas. Os bebês precisam de pais calorosos, receptivos, previsíveis e sensíveis às suas necessidades. Se eles precisam esperar regularmente um longo tempo para receberem conforto ou se são manuseados apressada e insensivelmente, é promovida a desconfiança em relação aos outros.
AUTONOMIA ( de 1 a 3 anos): A confiança na capacidade de fazer escolhas e decisões são desenvolvidas enquanto as crianças exercitam as habilidades exploratórias de caminhar, de correr, de escalar e manusear objetos. Os bebês que estão começando a andar e os jovens pré-escolares precisam de pais que lhes permitam escolhas, dentre uma variedade de atividades seguras. Se as crianças são excessivamente restritas, sempre forçada a fazer as coisas como seus pais desejam, ou se são submetidas a embaraço pêlos erros enquanto fazem exploração, a autodúvida crescerá, ao invés da autoconfiança.
INICIATIVA (dos 3 a 6 anos ): Os pré-escolares aprendem sobre si mesmos e suas culturas por meio de jogos de faz-de-conta; à medida que encenam diferentes papéis, começam a pensar sobre o tipo de pessoa que desejam tornar-se. Os pais que apoiam o senso emergente de finalidade e direção das crianças nesse estágio ajudam os filhos a desenvolverem iniciativa, ambição e responsabilidade social. Se os pais são demasiadamente controladores ou exigentes, as crianças podem tornar-se culpadas e reprimidas.
PRODUTIVIDADE (dos 6 anos até a puberdade): Durante os anos escolares, as crianças desenvolvem suas capacidades para o trabalho produtivo, aprendem a trabalhar cooperativamente com os outros e descobrem um senso de orgulho por fazer bem as coisas. As crianças em idade escolar precisam de pais que encorajem se u senso de competência e domínio, dando-lhes responsabilidades e oportunidades para usarem suas habilidades e conhecimentos . As pessoas jovens que não possuem tal encorajamento podem desenvolver um senso de inferioridade e crer que jamais serão boas em coisa alguma.
IDENTIDADE (adolescência): Os adolescentes integram o que ganharam nos estágios anteriores em um senso duradouro de identidade; desenvolvem um entendimento de seu lugar na sociedade e formam expectativas para o futuro. Eles necessitam de respeito por sua independência emergente. As crianças que não tiveram suas necessidades satisfeitas neste e em estágios anteriores tendem a sentir-se confusas sobre quem são e onde desejam chegar.
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