Os distúrbios obstrutivos do sono (DOS) são relativamente freqüentes na população infantil e incluem o Ronco Primário (RP) e a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS).O quadro clínico do Ronco Primário caracteriza-se pela presença de ruído respiratório. Apesar de o ronco ser menos comum na população infantil, alguns autores estimam que esta porcentagem, dependendo da faixa etária, possa ser superior a 12%. Existem ainda muitas controvérsias sobre considerar ou não o ronco um quadro totalmente benigno, principalmente no que se refere à qualidade do sono ou no comportamento diurno destas crianças.
SAHOS na infância é caracterizada por ronco ou ruído respiratório durante o sono, freqüentemente associada à hipoxemia (queda da taxa de oxigenação), sintomas diurnos tais como, respiração bucal, comportamento anormal e sonolência diurna excessiva. Embora os números sobre a incidência sejam imprecisos na literatura, evidências sugerem que a SAHOS na infância afeta de 1 a 2% das crianças. Pelo fato de apenas algumas crianças com RP desenvolverem SAHOS e a história clínica e exame físico serem usualmente insuficientes para estabelecer a presença e a gravidade da SAHOS, a polissonografia torna-se necessária para o diagnóstico. Quando não tratada, pode levar ao atraso no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor. Alguns estudos têm tentado estabelecer relação entre SAHOS na infância e alterações no comportamento, aprendizagem, memória e atenção.
(
extraido do texto "Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianças com distúrbios obstrutivos do sono" dos autores:
Sandra Fumi Hamasaki UemaI Shirley Shizue Nagata Pignatari; Reginaldo Raimundo Fujita; Gustavo Antônio Moreira; Márcia Pradella-Hallinan; Luc Weckx.Inuméras podem ser as causas desses disturbios, sendo as infeclções de amigdalas e adenóide, a causa mais comum, por isso a avaliação otorrinolaringológica com a realização de exame de nasofibroscopia e se necessário de polissonografia deve ser feita o quanto antes.