quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SUGESTÕES PARA QUEN DESEJA ACELERAR A APRENDIZAGEM

1. Motive-se a aprender. A aprendizagem, demanda curisosidade. Faça os exercícios com o objetivo de praticar e não com o de buscar a resposta correta. Não há uma só resposta certa, pois cada pessoa tem uma maneira bastante particular de resolver cada questão. E, se cada ser humano é diferente do outro, como poderíamos ter uma só resposta certa? Não há fator mais prejudicial para a criatividade que o de pensar que para cada desafio só há uma resposta. Entregue-se ao prazer de praticar. Apenas praticar.
2. Para assimilar melhor cada informação, dê-lhe um significado especial.
3. Desafie sempre sua atenção e sua memória.
4. Verifique os resultados, constate quanto você já aprendeu e comemore mais esta vitória.

(Livro DEU BRANCO - Autora: Ana Alvarez)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ronco e Apnéia em Crianças

Os distúrbios obstrutivos do sono (DOS) são relativamente freqüentes na população infantil e incluem o Ronco Primário (RP) e a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS).O quadro clínico do Ronco Primário caracteriza-se pela presença de ruído respiratório. Apesar de o ronco ser menos comum na população infantil, alguns autores estimam que esta porcentagem, dependendo da faixa etária, possa ser superior a 12%. Existem ainda muitas controvérsias sobre considerar ou não o ronco um quadro totalmente benigno, principalmente no que se refere à qualidade do sono ou no comportamento diurno destas crianças.
SAHOS na infância é caracterizada por ronco ou ruído respiratório durante o sono, freqüentemente associada à hipoxemia (queda da taxa de oxigenação), sintomas diurnos tais como, respiração bucal, comportamento anormal e sonolência diurna excessiva. Embora os números sobre a incidência sejam imprecisos na literatura, evidências sugerem que a SAHOS na infância afeta de 1 a 2% das crianças. Pelo fato de apenas algumas crianças com RP desenvolverem SAHOS e a história clínica e exame físico serem usualmente insuficientes para estabelecer a presença e a gravidade da SAHOS, a polissonografia torna-se necessária para o diagnóstico. Quando não tratada, pode levar ao atraso no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor. Alguns estudos têm tentado estabelecer relação entre SAHOS na infância e alterações no comportamento, aprendizagem, memória e atenção.
(extraido do texto "Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianças com distúrbios obstrutivos do sono" dos autores:
Sandra Fumi Hamasaki UemaI Shirley Shizue Nagata Pignatari; Reginaldo Raimundo Fujita; Gustavo Antônio Moreira; Márcia Pradella-Hallinan; Luc Weckx.

Inuméras podem ser as causas desses disturbios, sendo as infeclções de amigdalas e adenóide, a causa mais comum, por isso a avaliação otorrinolaringológica com a realização de exame de nasofibroscopia e se necessário de polissonografia deve ser feita o quanto antes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cont. SUGESTÕES PARA OS PAIS

B) ACEITE RABISCOS E OUTRAS TENTATIVAS DE ESCRITA DE SEU FILHO. LEVE A SÉRIO O QUE A CRIANÇA CONTOU SOBRE SEU TRABALHO. ERRAR NÃO É ALGO TERRÍVEL! AO APRENDER A FALAR, A CRIANÇA EXPERIMENTA ATRAVÉS DE ERROS. RECONHEÇA A FORMA DE ESCREVER DE SEU FILHO COMO UMA ETAPA DE SEU ESFORÇO. ESCREVA PARA A CRIANÇA TODA PALAVRA QUE ELA GOSTARIA DE SABER.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

SUGESTÕES PARA OS PAIS

A) NÃO TENTE ALFABETIZAR A SUA PRÓPRIA CRIANÇA, MAS OFEREÇA POSSIBILIDADES QUE DESPERTEM A CURIOSIDADE DELA POR LETRAS NOS LIVROS, ETIQUETAS, PLACAS, CARTAZES, ETC. PROCURE RESPONDER ESPONTANEAMENTE E INFORMATIVAMENTE ÀS PERGUNTAS DAS CRIANÇAS, INCENTIVANDO O INTERESSE PELA ESCRITA.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A maior aventura de um ser humano é viajar,E a maior viagem que alguém pode empreenderÉ para dentro de si mesmo.E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhasE descobrir o que as palavras não disseram...

Augusto Cury

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

BEM VINDOS AO 2º SEMESTRE

Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática, você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue receber, quando aprende a doar.