quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CONSEQÜENCIAS DA RESPIRAÇÃO ORAL

A obstrução nasal é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos.Freqüentemente crônica ,pode levar os indivíduos a respirar pela boca , atingindo pessoas de todas as faixas etárias, muitas vezes considerada mais como um hábito do que uma doença.
As funções básicas do nariz são aquecer, umedecer, filtrar o ar que respiramos.Estas condições são indispensáveis para o preparo do ar e consequentemente para um bom desempenho pulmonar.Quando o indivíduo passa a respirar pela boca, devido à obstrução nasal,ocorrem progressivas modificações no padrão respiratório que afetam sua qualidade de vida.
A literatura relata inúmeras alterações relacionadas à respiração oral, tais como sono desconfortável, com despertares constante, ronco, apnéia, baixa performance escolar, desatenção, irritabilidade, sonolência diurna além se maior propensão a infecções de vias aéreas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Se no passado o empregado tinha tarefas bem definidas, hoje não basta cumprir a sua parte, ou seja, o que se pede. O melhor funcionário é o que age como se ele próprio fosse uma microempresa dentro da empresa.

Içami Tiba

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

NOVAS REGRAS DE ORTOGRAFIA

Uma professora de português pediu à amiga escritora que criasse um conto ou crônica utilizando as novas regras ortográficas para trabalhar com seus alunos adolescentes.
A escritora, depois de muito relutar, acabou cedendo aos insistentes apelos da amiga.
No dia da apresentação da aula, os alunos estavam mais dispersos que o normal. A professora chegou a pensar em mudar o tópico mas as férias estavam chegando e a matéria andava atrasada.
A professora notou que aos poucos seus alunos participavam da aula, fazendo comentários ou complementando alguma parte do texto.
Durante as aulas que vieram depois, surgia um comentário ou outro que trazia a crônica novamente à baila, que era rapidamente integrada à matéria do dia. A turma evoluiu.
As provas mostraram que as novas regras ortográficas foram bem assimiladas pela turma, que obteve a melhor média de notas da escola.
Outra professora resolveu utilizar a crônica em outra escola. O resultado foi animador.

A crônica

"Como será daqui pra frente?"

"Estive vendo as novas regras da ortografia. Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte.
Devo confessar que não foi uma ação espontânea.
Que eu me lembre, desde o an retrasado que uma amiga me enche o saco para escrever a respeito. O faço com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia.
Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.
Cai o trema!
Aliás, não cai... Dá uma tombadinha.
Linguiça e pinguim ficam feios sem ele mas quantas pessoas conhecemos que utilizavam o trema a que eles tinham direito?
Essa espécie de "enfeiação" já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira. Resumindo, continua tudo como está.
Alfabeto com 26 letras?
O K e o W são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web-qualquer coisa. A terceira nova letra de nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que tem a maioria de seus personagens e termos começando com Y. Esta regra tiramos de letra.
O hífen é outro que tomba mas não cai.
Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma palavra.
Auto-escola cansou da briga e passou a ser autoescola, auto-ajuda adotou
autoajuda.
Agora, pasmem!
O que era impossível tornou-se realidade.
Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam contraindicação, semiárido e infraestrutura. Quem será o estraga-prazer a querer afastá-los?
Epa! E estraga-prazer, como fica?
Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet.
Huuummm... Achei!
Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações. Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço.
Na contra-mão, chega um paraquedista trazendo um paralama, um parachoque e um parabrisa - todos sem tracinho.
Joguei tudo no porta-malas pra vender no ferro-velho. O paraquedista com cara de pão de mel ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com água-de-colônia numa banheira de hidromassagem.
Então os nomes compostos não usam mais hífen?
Não é bem assim.
Os passarinhos continuam com seus nomes: bem-te-vi, beija-flor. As flores também permanecem como estão: mal-me-quer.
Por se achar a tal, a couve-flor recusou-se a retirar o tracinho e a delicada erva-doce nem está sabendo do que acontece no mundo do idioma português e vai continuar adotando o tracinho.
As cores apelaram com um papo estranho sobre estarem sofrendo discriminações sexuais e conseguiram na justiça, o direito de gozarem com o tracinho. Ficou tudo rosa-choque, vermelho-acobreado, lilás-médio...
As donas de casa quando souberam da vitória da comunidade GLS, criaram redes de novenas funcionando por 24hs, para que a feira não se unisse sem cerimônia aos dias da semana. Foram atendidas pelo próprio arcanjo Gabriel que fez uma aparição numa das reuniões, dando ordens ao estilo Tropa de Elite:
- Deixe o traço!
Deu certo. As irmãs segunda-feira, terça-feira e as demais, mantiveram o hífen.
Os médicos e militares fizeram um lobby, gastaram uma nota preta pra manter o tracinho. Alegaram que sairia mais caro mudar os receituários e refazer as fardas:
médico-cirurgião, tenente-coronel, capitão-do-mar.
Uma pequena pausa para a cultura, ocasionada pelo trauma de ler muitas pérolas do Enem e Vestibular. Só por precaução...
Almirante Barroso não tem tracinho. Assim era chamado Francisco Manuel Barroso da Silva. Sim, o cara era militar da Marinha Imperial. Foi ele quem conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança.
No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com seu nome (Av. Almirante Barroso). Na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Fim da pausa!
Acho que algumas regras pra este tracinho, até que simpático, foram criadas por algum carioca apaixonado. Será que Thiago Velloso e André Delacerda tiveram alguma participação nas novas regras?
O R no início das palavras vira RR na boca do carioca. Não pronunciamos R (como em papiro, aresta e arara), pronunciamos RR (como em ferro, arraso e arremate).
Falamos rroldana e não roldana, rrodopio e não rodopio, rrebola e não rebola.
Pois bem, numa das tombada do hífen, o R dobra e deixa algumas palavras com jeito carioca de ser: autorretrato, antirreligioso, suprarrenal. Será fácil lembrar desta regra. Se a palavra antes do tracinho (nem vou falar em prefixo) terminar com vogal e a palavra seguinte começar com R é só lembrar dos simpáticos e adoráveis cariocas.
Mais uma coisinha: a regra também vale para o S. Fico até sem graça de comentar isso, pois todos sabemos que o S é um invejoso que gosta de imitar o R em tudo. Ante-sala vira antessala, extra-seco vira extrasseco e por aí vai...
Quem segurou mesmo o hífen, sem deixá-lo cair, foram os sufixos terminados em R, que acompanham outra palavra iniciada com R, como em inter-regional e hiper-realista.
Estes tracinhos continuarão a infernizar os cariocas.
O pré-natal esteve tão feliz, rindo o tempo todo com o pós-parto de uma camela pré-histórica que ninguém teve coragem de tocar no tracinho deles.
Já o pró - um chato por natureza, foi completamente ignorado. Só assim manteve o tracinho:
pró-labore, pró-desmatamento.
A vogal e o h não chegaram a nenhum acordo, mesmo com anos de terapia. Permanecem de cara virada um pro outro: anti-higiênico, anti-herói, anti-horário. Estou começando a achar que as vogais são semi-hostis com as consoantes...
O interessante é que as vogais quando estão próximas umas das outras, não tem essa de arquiinimigas. Fizeram lipo juntas e conquistaram uma silhueta antiinflacionária de
microorganismo. Sumiram todos os tracinhos, notaram?
Vogal-vogal, com as novas regras ficam magrinhas: microondas, antiibérico, antiinflamatório, extraescolar...
Uma inovação interessante:
- Podem esquecer o mixto , ele foi sumariamente despedido. Puseram o misto no lugar dele.
Fiquei bolada com essa exceção: o prefixo co não usa mais hífen. Seguiu os exemplos de cooperação e coordenado, que sempre estiveram juntas. Não estou me lembrando no momento, de nenhuma palavra que use co com tracinho.
Será que sempre escrevi errado?
Quem diria que o créu suplantaria a ideia!? Teremos que nos acostumar com as ideias heroicas sem o acento agudo. Rasparam também o acento da pobre coitada da jiboia.
O acento do créu continua porque tem o U logo depois. Pelo menos a assembleia perdeu alguma coisa...
Resta o consolo em saber que continuamos vivendo tendo um belíssimo céu como chapéu."



Trabalho apresentado pelos alunos da
7ª série, turma 703:
Renata, Marcela, William, Yasmine e Jeffrei
Professora: Cecília
Semana da Língua Portuguesa
Colégio Bom Pastor
junho/2008
Crônica "Como será daqui pra frente?"
De: Elida Kronig
Aplicada pelas professoras Maria Helena e Cecília com sucesso aos alunos das turmas do
- Centro Comunitário Meninos de Deus
- Jardim Escola João Vicente
- Colégio Bom Pastor
- Colégio Prof. Francisco Barros
- Centro Educacional Bom Saber
e tem sido um valioso auxiliar nas palestras e seminários de atualização da Língua Portuguesa.
Esta foi a maneira que encontramos de homenagear a escritora Elida Kronig, por ter tornado a matéria mais fácil pra gente.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

P ARA QUEM NÃO CONHECE A HISTÓRIA

O cantor Djavan teve uma mulher chamada Maria. Os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teve que optar por ela ou por sua filha. Perdeu as duas por obra do destino. Agora é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan para o mundo, transformando sua dor em arte.

Flor de Lis

Valei -me, Deus!
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei,
Que amei, que amei, que amei

Será talvez
Que minha ilusão
Foi dar meu coração
Com toda força
Pra essa moça
Me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
E foi assim que eu vi
Nosso amor na poeira,
Poeira
Morto na beleza fria de Maria

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.


Então, aproveite cada momento da sua vida ao máximo . Passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama . Torne estes momentos inesquecíveis.

Problemas, todos têm! A diferença é saber que um dia todos eles, mais cedo ou mais tarde, vão se resolver , e, provavelmente, daí surgirão outros. Não podemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes!

A felicidade é como uma borboleta. Quanto mais você a persegue, mais ela se esquiva. Mas se você voltar sua atenção para outras coisas ela virá pousar calmamente nos seus ombros. (Thoreau)

'A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego... de tanto rir, de surpresa, de êxtase e alegria.'

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

VOCÊ É ESPECIAL !!!!!

Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode evitar que ela vá à falência. Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. É importante que você sempre se lembre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de você. É ter maturidade para falar: "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para confessar: "eu preciso de você". Ser feliz é ter a capacidade de dizer "eu te amo".
Desejo que a vida seja um canteiro de oportunidades para você...
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amigo da sabedoria. E, quando você errar o caminho, recomece tudo de novo. Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida. E descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Aproveitar as perdas para refinar a paciência, as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer e os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível.
Porque você, você é especial!
Pessoas especiais sabem dividir seu tempo com os outros. São honestas nas atitudes, são sinceras e compassivas, e sabem que o amor é parte de tudo.
Pessoas especiais têm coragem de se doar aos outros, sem nenhum interesse oculto. Não têm medo de ser vulneráveis, acreditam que são únicas e gostam de ser quem são.
Pessoas especiais se importam com a felicidade dos outros e os ajudam a conquistá-la.
Pessoas especiais são aquelas que realmente tornam a vida mais bela e mais feliz.

Augusto Cury

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DISTÚRBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO (CENTRAL)=DPA(C)

Define-se o DPA(C) como uma dificuldade em lidar com as informações que chegam pela audição.É um transtorno funcional da audição, onde a criança detecta os sons normalmente, mas tem dificuldade de intepretá-los.
Não se deve assumir que um DPA é a causa de todas as dificuldades de linguagem ou cognição porque os sinais e sintomas não são exclusivos desse distúrbio. Logo, deve-se realizar diagnóstico diferencial e mensurar a presença de comorbidades.
Crianças com dificuldades de aprendizagem ou com alteraçõs de processamento das informações auditivas têm pouca compreensão da fala na presença de ruídos (Katz,1997). Considerando-se que as salas de aula e os lares são ambienmtes ruidosos, podemos inferir que isso aumenta a dificuldade dessas crianças compreenderem a fala nesses ambientes podendo causar déficit na comunicação e na aprendizagem.
Retirado do livro"Disturbio do Processamento Auditivo.O que é?
Regina Céli Schettini,Tereza Cristina M. Rocha,Zenilda Lúcia D.M.Almeida
Bons jovens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

(Augusto Cury)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido."
( Sir Arthur Lewis )

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PROCESSAMENTO AUDITIVO:O QUE É?

Processamento auditivo é o caminho percorrido pelo som desde a orelha externa, passando pelas vias centrais auditivas até atingir o córtex cerebral.
O sistema composto pelo Pavilhão Auricular, o Canal Auditivo, os ossículos Bigorna, Martelo e Estribo, a Tuba Auditiva, os Canais Semi-circulares e a Cóclea, é denominado de Sistema Auditivo Periférico e sua função é detectar os sons e transformá-los em sinais que o cérebro possa interpretar.
A partir do Nervo Auditivo até o Córtex Cerebral, temos o Sistema Auditivo Central, onde ocorrem as principais habilidades auditivas:
  • detecção do som
  • localização e lateralização da fonte sonora
  • discriminação
  • reconhecimento
  • atenção seletiva e sustentada
  • compreensão (memória, sequencialização)

Um simples distúrbio nessas habilidades, denominado Distúrbio de Processamento Auditivo (Central)-DPA(C), pode comprometer a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Tais habilidades podem ser divididas da seguinte maneira:

  • atenção: habilidades relacionadas à forma foca sua atenção à fala e aos sons ambientais, e seleciona um estímulo que considera mais importante ignorando outros.
  • discriminação: capacidade de diferenciar determinadas características distintas entre os sons da fala,tais como nasalidade, sonoridade, tonicidade, etc.
  • associação: capacidade de relacionar omestímulom recebido com aquelas já armazenados na memória de acordo com as regras de nossa língua.
  • integração: interpretar as informações auditivas relacionando-as com as informações das outras vias sensoriais.
  • organização: capacidade de sequencializar, organizar e evocar estímulos auditivos

Baseado no livro "Disturbio do Processamento Auditivo" das Fgas Regina Céli Schettini,Tereza Cristina de Mendonça e Zenilda Lúcia D.Moraes Almeida.

Cont. "A ESCOLA SATISFAZ AS NECESSIDADES DE SEU FILHO?"

16 - Crianças indisciplinadas são simplesmente rotuladas como "ruins" ou existe na escola algum tipo de estrutura que as oriente quanto às "más escolhas" que fazem? Algumas perguntas que podem ajudar: " Você acha que fez uma boa escolha/ tomou a atitude correta? Que outra escolha poderia Ter feito? Qual seria a melhor opção?"

17 - Os professores sabem separar disciplina e emoção? Evitam gritar ou repreender em excesso as crianças para não desenvolver nelas a necessidade de atenção por meio de comportamento negativos?

18 - Há algum tipo de indicativo do desempenho e desenvolvimento das crianças com gráficos ou tabelas afixados nas paredes da sala de aula?

19 - Os professores indicam maneiras alternativas de as crianças lidarem com conflitos e dificuldades, como estratégias de auto-avaliação?

20 - Os alunos são recompensados quando apresentam bom desempenho? Há algum tipo de pontuação ou de privilégio para os que se destacam? Se não há, sugira que seja criado algum sistema desse tipo.

21 - Existe algum tipo de relatório ou sistema de comunicação freqüente com o professor que lhe permita saber qual é o desempenho de seu filho na escola e em quais aspectos ele mais se destaca? Se existir, consulte-o freqüentemente e converse com a criança de maneira positiva sobre o assunto.

22 - Qual sua opinião sobre a educação em geral? Considera-a importante? Concorda com o sistema adotado pela escola? Há algo que o desagrade com relação aos professores? Costuma criticá-los na presença de seu filho?

( Fonte: Livro Crianças Índigo)


terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Cont. "A ESCOLA SATISFAZ AS NECESSIDADES DE SEU FILHO?"

11 - As expectativas dos professores são claras para os alunos? As regras em sala de aula e as conseqüências para quem não as segue são preestabelecidas e sempre seguidas ou variam de acordo com a disposição dos professores?

12 - A metodologia e a estrutura das aulas variam constantemente? Os alunos são avisados com antecedência sobre quais tipos de tarefas terão de desempenhar nas aulas seguintes?

13 - Crianças que não prestam atenção às aulas são colocadas em outra carteira, longe daquilo que as faz se distrair, como alguns colegas, portas ou janelas? E continuam a participar normalmente da aulas ou se sentem constrangidas e deslocadas?

14 - Existe algum tipo de estrutura ou de supervisão especial para as crianças que não se comportam bem ou elas são simplesmente expulsas da sala de aula e ficam nos corredores?

15 - Os professores se preocupam somente com os problemas ou também elogiam e incentivam o bom comportamento?

Acompanhem a próxima postagem para ver o final desse artigo.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cont. "A ESCOLA SATISFAZ AS NECESSIDADES DE SEU FILHO?"

6 - Os professores dividem as tarefas em partes equilibradas ou sobrecarregam os alunos? Crianças com problemas de atenção precisam ser orientadas aos poucos e de preferência com apoio visual, como quadros ou tabelas com pontos ou estrelas indicando quanto tempo têm para cada tarefa. Quando acumulam um determinado número de pontos ou de estrelas podem descansar ou se dedicar a outros projetos de sua escolha.

7 - As crianças sabem quais os objetivos de suas tarefas? Se perguntam o motivo de estarem fazendo alguma coisa, o professor explica ou simplesmente diz quais são as conseqüências caso não façam?

8 - Os alunos têm intervalos regulares para descansar ou ficam o tempo todo sentados estudando em suas carteiras?

9 - O material utilizado é adequado e interessante? Os alunos têm oportunidade de pesquisar informações de outras fontes para aprender sobre o conteúdo?

10 - Se alguns alunos têm dificuldades para entender o material, o professor adapta ou modifica a maneira de apresentá-lo para que todos o entendam e possam acompanhar as atividades?

Acompanhe a continuação desse artigo nas próximas postagens...